26 de novembro de 2006

Livros que eu não li e não gostei

Livros que eu não li e não gostei

Minha amiga Lou, do Terra Temperamental , me incubiu de fazer um post sobre livros que eu simplesmente não consegui ler ao longo desta minha vida de leitora/traça.

A Ilha do Dia Anterior, Umberto Eco, dele eu já havia lido O Nome da Rosa, que eu simplesmente amo, e Apocalípticos e Integrados (livro mais técnico) e gostei também, e aí lá vou eu toda faceira e serelepe começar a ilha do dia anterior...nunca, mas nunca mesmo consegui passar do 1º capítulo, fiquei traumatizada, achei que o problema era comigo, até que pouco tempo atrás conversei com uma amigo que também gosta muito do Umberto Eco e que me disse que o livro dele já tinha direito a cartão platina do smiles porque ele para todo canto que viajava levava na tentativa de ler.

São Bernardo, Graciliano Ramos, eu já tinha lido Vidas Secas pelo menos umas 3 vezes quando fui ler São Bernardo, cheguei na página 125 e simplesmente não ía nem vinha, eu não estava mais aguentando o livro, achando a maior xaropada e eu sei vocês vão me denunciar para que eu seja queimada em praça pública, mas eu simplesmente não consegui mais ler.

Don Quijote de La Mancha, Miguel de Cervantes, esse eu quero dizer que ainda não desisti de ler, mas também quem manda eu me meter a cavalo do cão e querer ler o livro em castellano, e não bastasse isso sempre me deprimo logo no começo com pena da trsite figura do caleiro andante, mas está aqui bem na minha frente e eu vou ler, afinal de contas eu sou uma mulher ou um prato de papa? E depois eu vi uma entrevista do meu amado Gabriel Garcia Marquez onde ele dizia que a primeira vez que leu Dom Quixote detestou, depois de alguns anos foi reler e simplesmente amou, isso aconteceu comigo quando eu li O Cortiço, de Aluízio Azevedo, da primeira vez não gostei, mas aí reli, e já devo ter lido umas 4 vezes mais.

E agora blasfêmia das blasfêmias, mas eu deixo de falar com quem me der "Crime e Castigo" para eu ler...desculpem, mas a verdade deve ser dita.

No mais depois faço um post sobre os livros que eu amo, mas que eu já devo ter alado aqui umas quinhentas vezes. E agora eu passo a bola para Isa, Cissinha e Cynthia.

Beijos no coração, tenham uma linda semana, fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...