23 de abril de 2009


São Jorge


Hoje, todos sabem é dia de São Jorge, padroeiro da Inglaterra, Catalunha, Portugal, Lituânia, Moscou e Geórgia. Ele também é um santo muito querido na Grécia e aproveito para parabenizar meu querido amigo grego que se chama Giorgos, hoje é o dia do nome dele, assim como do meu irmão e sobrinho que se chamam Jorge!


Em Atenas no alto do Likavitos tem uma igreja de Agios Giorgos, ela é uma capela pequena e linda, eu só estive lá à noite e a vista é de enlouquecer!


Segundo a história Jorge nasceu na Capadócia, região da atual Turquia, mas ainda criança, após a morte de seu pai, mudou-se com sua mãe para a Palestina, local onde foi educado com esmero e decidiu seguir a carreira militar. Foi desta maneira que ele entrou para o exercíto romano e aos 23 anos foi morar em Roma.


Lá ele não compactua com a tortura e chacina de cristãos, tendo ele próprio se convertido ao cristianismo e ápós ter distribuído entre os pobres os bens que havia herdado da mãe, ele foi de encontro ao então imperador romano Diocleciano. O imperador decidiu torturá-lo de várias maneiras, mas ele seguiu firme na fé, afirmando que só existia uma verdade que era a verdade de Jesus Cristo, o Salvador!


Vendo que ele resistia às torturas e não renegava o cristianismo o imperador mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303.


beijos para todos.


Imagem: Ícone de São Jorge que está no Museu Cristão-Bizantino, em Atenas.

4 comentários:

Unknown disse...

Adorei o blog novo. Ainda não tinha visto porque nas últimas semanas não tive tempo nem pra o meu. Vou ler agora a ou melhor as listas de livros.

Unknown disse...

Eu vou pedir pra ele "São Jorge por favor me empresta o dragão"...quem sabe eu aprendo alemão...bjks querida!!

Anônimo disse...

Jan!!! Sabe que namorei esse template um bom tempo? Lindo!!
Esqueceu de dizer que ele também é padroeiro da cidade do Rio de Janeiro e agora por causa de um projeto lei passou a ser de todo o Estado. Semana passada tivemos um feriado por causa disso e tambem por causa de um feriado anterior, tivemos 'férias' de uma semana! (rs*)
Boa semana! Beijus

Vivi disse...

Salve Jorge da Capadócia!
Qdo for à Turquia, quero conhecer a igreja dele lá :)

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...