15 de julho de 2009

Padroeira do Recife

Dia 16 de julho é dia de uma das padroeiras de Recife. Sim, Recife tem duas padroeiras: Nossa Senhora do Carmo, cuja festa comemoramos em julho e Nossa Senhora da Conceição, celebrada dia 08 de dezembro. São duas festas bem distintas, mas com muita participação popular e muito amor, pela mesma mulher, com designações distintas.

Eu estive em uma missa hoje cedo, já que amanhã, no dia da festa fica impossível de tanta gente dentro da igreja, que diga-se de passagem é umas das mais lindas igrejas barrocas, estilo rococó, que nós temos (vide foto).

Na missa da semana passada eu proveitei porque haveria bênção e imposição dos escapulários, e eu estava querendo que o meu fosse imposto por um frei carmelita desde o ano passado, quando me dei de presente. Na hora da imposição ele explicou que a bênção não era para o escapulário e sim para a pessoa que o usa e que o escapulário só é imposto uma vez na vida, depois mesmo que a pessoa troque de escapulário não se faz necessária uma nova imposição.

E aí o frei se aproxima de mim, diz a bênção, pega o escapulário da minha mãe e diz:

- Cuidado para não ser roubada.

E eu bege:

- Nem se aperreie que eu tenho porque dividi em 6 vezes, mal acabei de pagar...

Ele saiu rindo, e eu fiquei me questionando, Recife é uma cidade tão linda, tem uma padroeira tão linda, mas está suja e maltratada, pelos seus próprios moradores, pelos seus políticos...e principalmente está violenta, e isso me deixa triste. É muito triste quando o padre no momento em que está lhe abençoando lembra de dizer, mas cuidado para não ser roubada, que lugar é este? O que é que estão fazendo com Recife?


"Mão do Carmelo olha os teus filhos,
a fé deste povo que hoje te preza:
Com hinos, com flores, com risos e preces
entregam suas vidas em sinal de amor.
Mãe, ó Mãe, abre os teus braços e acolhe o Recife!
Mãe, ó Mãe, abre os teus braços e acolhe...
Mãe do Carmelo, olha nossas ruas:
vê o sofrer que se espalha em teus filhos!
Rostos pisados de medo e de fome...
tanta miséria e pobreza crescente..."




3 comentários:

Luma Rosa disse...

Jan, não sabia sobre o escapulário. Achava mesmo que ele é que era benzido. Uma vez ouvi o padre dizer na missa, que era para as pessoas tomarem cuidado, estavam batendo carteira na hora da comunhão. Pode? Nem Deus respeitam mais! Beijus

zany disse...

Ih, Jan, acho que por aqui não está muito diferente.Enquanto o povo está participando da missa, os larápios agem nos carros estacionados na frente da igreja. Bjs Linda!!!

Daniel Oliveira disse...

Ainda bem que vc comentou, a arquitetura das igrejas de Recife,é linda,da cidade toda.
Chato isso uma cidade tão maravilhosa, está habitada por pessoas que não tem nenhum senso de respeito e amor pela sua cidade.

Eita nos,você post diariamente?Perdi um monte de coisa.rsrs'
Mais vou ficar esperto e dar um jeitinho de ler todos seus,muito bom,adoro a 'Koukla.

Bjusss e Tenha uma Ótima Semana.

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...