20 de maio de 2009



Sobre Pastéis em Belém e Travesseiros na Piriquita


Deixem de ser maldosos e tenham calma que já explico...Como vocês puderam perceber no post abaixo, uma das coisas que eu mais gosto de comer são docinhos, sou uma verdadeira formiga, porque vocês acham que eu tenho o bucho que vocês sabem que tenho ;).

Mas vamos ao que interessa, por uma coincidência a Vivi postou lá no Coisitas falando sobre os famosos, deliciosos e maravilhosos Pastéis de Belém, e eu estava a babar sobre o teclado quando lembrei que melhor que eles só mesmo os Travesseiros (foto2) da Periquita, em Sintra. Os travesseiros são um tipo de doce feito com massa folhada, ovos (claro são portugueses) e amêndoas...chora Jannine...e são indefiníveis de tão saborosos. Do mesmo jeito que os pastéis são vendidos no bairro de Belém, pertinho da Torre, na mesma casa desde o século XIX, os Travesseiros são feitos e vendidos em Sintra nesta linda doceria chamada "Periquita".

Agora vocês imaginem a cena, eu e Cris em um ônibus de turismo cheio de ingleses, indo para Sintra (lugar de sonhos), ouvindo fado enquanto a guia nos contava histórias da região e do Tejo. E aí assim que chegamos em Sintra eu aproveito para perguntar dos "Travesseiros", já que minha amiga portuguesa disse que eu fizesse de um tudo em Sintra, mas que não deixasse de prová-los.

Eu: Por favor a senhora pode indicar onde vende um doce chamado travesseiro (!)?
Ela: Claro, bem perto de onde deixamos o autobus a senhora vai "percebeire" uma rua pequena, lá está a Periquita (!) e a senhora poderá encontrá-los lá.
Eu (me esforaçando para não rir e fazendo cara de concentrada): Ah, então é logo ali na frente. Obrigada.

Periquita? Isso lá é nome de doceria??? Lá em Portugal é, por isso que eu amo aquele país!


Foto 1: Eu lá na Torre de Belém.

*********************************************************************

Adendo meu: Agora são 14h50, acabei de chegar do almoço, saí tarde porque queria aproveitar e comprar um presente para meu sobrinho Leo...resultado, comprei um dvd para ele, dois dvd's para mim e um gloss cute, cute...ou seja o problema não que eu seja descontrolada, o problema é carência, dia dos namorados chegando e eu sem nenhum...e aí me largo a comprar como comprensação, entedem? Inclusive deixo aqui minha reclamação - a única amiga que está me ajudando na busca de um namorado é a Ciça (muito obrigada)!!!

5 comentários:

Blog Dri Viaro disse...

eu já ia ser maldosa antes de ler kkk
que delicia estes pasteizinhos hummm
bjss

Vivi disse...

Eheheheh estive em Sintra e não comi travesseiros lá, mas comi no Porto.
Amiga tenho que voltar a Belém e comer Pastéis de Belém e voltar a Sintra para comer travesseiros -rsrsrsrs Vida chata!rsrsrsrs

Bjokas
PS: Acabei de receber um pacote vindo daí - rsrsrsr Vou ouvir agora as músicas :)
Muito, muito, muito obrigada!
Bjokas

Aninha Pontes disse...

Menina, isso tem uma cara muito boa heim?
Não sou muito formiga não. Gosto mais de fazer os doces que come-los. Principalmente porque tenho um formigão aqui em casa e que gosta muito dos meus doces.
Mas de verdade, fiquei com vontade de prova-los.
Um beijo

zany.zip.net disse...

Jan, amada, ainda ontem ou foi hoje?(aí sou tão lesa, que não lembro), assisti uma reportagem falando sobre os pastéis de belém ou pastéis de nata. Aguçou a minha curiosiodade e vontade e conhecer e saborear. Agora vem o seu post e literalmente, me faz babar... Vou ficar sonhando!!!Bjs Lindona!!!

Ciça Donner disse...

hahahahaha se depender de mim esse será seu ultimo dia dos namorados sozinha... quer dizer, se bobar nem esse c passa só hahahahaahah

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...