24 de agosto de 2009

Várias horas, em vários museus!


Eu devo dizer que não posso ver um museu que vou logo entrando. Os daqui de Recife conheço todos, e só o Museu do Homem do Nordeste já estive no mínimo umas 5 vezes.

Quando viajei para fora de Pernambuco a primeira vez, fui ao museu com obras de Aleijadinho, em Ouro Preto (que já é um museu a céu aberto), claro que em São Paulo já estive no Masp, na Pinacoteca e na Oca, além do Museu da Língua Portuguesa, quero voltar lá para ver o Museu do Futebol.

A primeira vez que saí da país fui a dois museus: o do Mosteiro do Jerônimos, em Lisboa, e o Reina Sofia, em Madrid. Quando vi Guernica chorei, chorei, para uma pessoa que admira Picasso ver aquela imensidão impactante a primeira vez é muito emocionante, e principalmente eu que achava que nunca veria a obra "de pertinho".

A segunda vez fui ao Museo Nacional del Prado, entrei pela manhã e saí de 4 horas da tarde, e porque lembrei que não tinha almoçado. Sureti vendo as obras de Velasquez, de Goya, A maja vestida e A maja desnuda, lado a lado na mesma parede. Depois estive no Museo Vaticano e Capela Sistinha, não precisa dizer que já estava surtada só por estar no Vaticano, e por fim na Galeria Uffizi, em Florença, um dia inteiro dentro dela. Lembro que depois desta viagem achei que tinha sofrido uma overdose de museus e que nunca mais poria os pés em outro.

Eu estava era me enganando, não bastasse as cidades museu a céu aberto como Atenas e Praga, eu ainda entrei no Louvre, mas demorei pouco e não, não vi graça na Monalisa, e o D'Orsay, para mim muito melhor que o Louvre, com obras maravilhosas de Van Gogh, Renoir, Monet, Manet, Camille Claudel.
Não me arrependo das horas que fiquei passei dentro desses museus, fizeram muito bem para a minha alma, e principalmente os de longe acho que curti o melhor possível, sei lá se um dia voltarei as cidades que visitei, no atual liseu, acho pouco provável, então pelo sim pelo não, eu aproveitei tudo que tinha direito de cada um deles, vi minhas obras preferidas, vi o belo.

Bem este post super longo é para dizer que para os amantes de museus como eu que queiram matar saudades ou conhecer alguns desses museus, sem gastar nada é só clicar neste site: http://prague.arounder.com/city_tour/CZ000010860.html, você pode visitar lugares mágicos como a Karluv Most, de Praga, ou alguns dos Museus mais famosos do mundo, embarquem nesta viagem.
Beijos
Foto: eu toda Sissi, no D'Orsay

7 comentários:

Vivi disse...

Amiga nós somos duas ratas ou traças de museu, não posso passar na porta que me coço toda pra entrar - rsrsrs
Qdo estive em PT não estive nos Mosteiro, pois já tinha fechado qdo cheguei em Belém, mas me acabei em Sintra e no Porto. Londres visitei todos os que os tempo me permitiu(e lá é de graça)
Sempre que vou a um museu me sinto bem, parece que recarrego minhas energias, me sinto mais inteligente- rsrsrs,me sinto bem :)
Bjão minha amiga :)

Luma Rosa disse...

Vou te passar outro link que também vai gostar! http://www.museus.art.br/mundo.htm

Beijus,

Anônimo disse...

Realmente, esse habito alimenta a alma. É o tipo do consumo bom: "da vida a gente so leva a vida que a gente leva" ( sei la quem inventou a frase, mas acho verdade). E visitar museus é muito gostoso. Alguns me dão um cansaço, talvez por que tem muita coisa junta.
Beijos,
Cam

Blog Dri Viaro disse...

eu vou muito pouco em museu, mas acho super legal tb, fui outro dia no do ipiranga achei bem legal
bjsss

zany disse...

Jan,lindona, eu também gosto de visitar museus, não só pelo aspecto cultural que eles expõem, como também pelo ambiente de calmaria e paz, que normalmente eles apresentam. Bjs amiga!!

Unknown disse...

Mas você PÓDE sissi!

Unknown disse...

Há tempos tenho na cabeça um post sobre os museus de Heidelberg...mas quando vai virar post não sei. Bjks

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...