3 de setembro de 2009

Região Norte

Sim, hoje vou falar sobre a região Norte do Brasil, em uma tentativa de homenagem a minhas amigas queridas daquela região: Zany, Roseane e Ciça.

Um pouco de Geografia. Todos sabem que o Brasil está dividido em regiões, sendo elas: Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Entretanto as duas primeiras, desde os tempos imemoriais do velho Raul Moraes, são esquecidas e tratadas de forma preconceituosa por algumas pessoas que desconhecem completamente as duas regiões. É bem verdade que com o advento da internet isto está mudando, e as pessoas estão podendo conhecer (sim, é muito caro viajar para o Norte do país, até mesmo daqui do Nordeste) melhor algumas cidades de lá.

E é aqui que entra este maravilhoso mundo não tão novo da blogosfera. Eu tenho duas amigas muito queridas que são do Amapá e outra muito amada que é do Pará, através delas fiquei conhecendo mais coisas sobre seus Estados. E isso é bárbaro, você poder saber que além da belíssima floresta Amazônica e do também maravilhoso rio do mesmo nome, lá também tem uma diversidade cultural enorme, comidas saborosas (Zany que o diga, já agradeci pelo bombons de cupuaçú???), um folclore para lá de rico, e não apenas aquilo que as TVs muitas vezes mostram, apenas um lado da moeda.

Zany contou lá no blog da Cam uma história divertida que aconteceu com o marido dela em Curitiba, eu tenho zilhões de histórias divertidas, outras nem tanto, de uma forma de preconceito ou falata de conhecimento apenas que já aconteceu comigo ou com conhecidos. Mas vou contar esta que é da minha cunhada.

Minha cunhada é paranaense e a primeira vez que veio a Recife estavamos no auge da seca no sertão, e o pai dela estava apavorado sem querer que ela viesse, com medo...na cabeça dele ela teria que carragar zilhões de latas d'água na cabeça. Resumindo, quando chegou aqui, al´me de ficar embasbacada com o tamanho da cidade, ela simplesmente amou.

Sim, o sertão é seco, mas é Recife é uma metrópole, com todos os probelmas inerente a uma cidade grande, aqui em matéria de consumo, segundo pesquisa da Mastercard, só perdemos para Rio de Janeiro e São Paulo (eu contribui com esta pesquisa arduamente), temos um dos melhores polos médicos do país, temos a UFPE e seu centro de excelência em Informática...enfim temos Boa Viagem e para não ficar para trás temos tubarões!!!!

Então do mesmo jeito que Recife, sei que o Norte do país tem suas belezas e dissabores, mas deve ser respeitada como tal, e como uma região com um povo maravilhoso e que tem ainda muito a contribuir para este país.

Beijos sabor bombom de cupuaçú.
Foto 1: Fortaleza de São José, Macapá.
Foto 2: Mercado Ver-o-Peso, Belém do Pará.

5 comentários:

zany disse...

Vixe, deste jeito vou ficar mais pavulagem ainda, como diria a conterrânea Ro. Obrigada por seu carinho amada! Diga aí, Jan, você recebeu uma encomenda que lhe enviei? Seguiu no mesmo dia que foi para a Camille, para Nanda e pra você. Tomara chegue logo.Bjs!!

Anônimo disse...

Oi Jan,
Tambem adorei a historia do marido da Zany. Nao é a toa que foi em Curitiba. Ja morei la , gosto da terra mas tb concordo que o curitibano é meio "argentino" no aspecto ser metido. Mas isso é tao relativo ne? Tem gente que acha baiano metido, carioca, paulista... Depende de quem olha.
Linda a homenagem que voce fez as amigas.
Beijos da Cam

Unknown disse...

Macapá e Belém, duas cidades que adoro e quero voltar a morar em uma delas.
Bjks sabor pastél de belém

Ciça Donner disse...

AAAAIIIIIIIII jan, que lindo!!! Tô emocionada!!! Vc é uma fofa!

Anônimo disse...

nuss isso e bom mas nen tanto ne

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...