26 de março de 2010

Fazendo as malas...

Calma, não estou fazendo mala nenhuma, este é o título do livro que acabei de ler, da Danusa Leão. Adendo: se em algum momento eu não estiver lendo algum livro, é porque não sou eu, a verdadeira Jannine foi abduzida.

Descobri que tenho algumas coisas em comum com ela, sofremos de insônia e quando não dormimos tendemos a fazer arrumações e pensar todo tipo de doidice. Amamos viagens e os mesmos lugares. No livro ela fala de 4 cidades européias que ela ama e eu só trocaria uma por outra, mas tudo no mesmo país. Vamos às cidades que de cada uma contarei um fato pitoresco, que aconteceu comigo, não com ela, claro.

Ela começa o livro por Sevilha e eu aqui quero trocar por Madrid, em Madrid a primeira vez que lá estive fui num mesmo dia: ver Guernica, de Pablo Picasso, chorei de emoção, depois a uma corrida de touros, e vi até o final, pobrecitos de los toritos, e por fin à noite a uma apresentação de Flamenco, no Tablao Flamenco, ao lado da Plaza Mayor. Detalhe, já cheguei lá para lá de Marrakesh, porque qualquer taça de vinho me deixa bêbada, imagina uma garrafa inteira.
E o garçom, que devia ter complexo de Santo Antônio, queria porque queria que eu arrumasse um namorado espanhol (oi?), e aí passados alguns minutos chegam uns turistas que ninguém, nem eu, nem minha amiga, nem o garçom sabíamos de onde era, mas Javier, o garçom, os coloca em nossa mesa. Eram gregos e só um falava inglês, e o que aconteceu, o garçom quase teve um treco por não serem espanhois, e o grego que não falava lhufas se engraçou desta que vos tecla. Resumindo, falando por mímica e com o amigo de tradutor fomos acabar à noite em um Irish Pub e o cara querendo me levar para a Grécia.

A segunda cidade que ela fala no Livro é uma que eu amo de paixão, Lisboa, primeiro dia em Lisboa, eu alegre, saltitante e serelepe fui tentar lanchar em uma padaria, ao que eu disse:
-Isto é croissant de quê?
- masntopssisosis (minha nossa o homem fala grego)
- Não entendi, mas quero um
-mmsmsmsmdmd
(os dois rindo para morrer)
-Please I want this one (eu apontando)
- Ok, I was asking you if you wanna to eat now (rindo muito)
Ou seja não caia nessa de que falamos português está tudo bem, eles falam português, nós falamos brasileiro.

A terceira cidade foi Paris e aí eu tenho que contar outra história envolvendo vinho e eu um pouco alegrinha, com Cris minha fiel escudeira no mesmo nível, por favor. Um amigo nosso, que é parálitico, nos levou para jantar tudo do bom e do melhor, que eu claro detestei, comi o fois gras porque não quis fazer desfeita e por aí foi, então foi um tal de vinho da casa que eu já estava chamando urubu de meu louro. Voltamos pelos Champs Elyseés e eis que eu e cris decidimos fazer uma aposta de corrida, empurrando a cadeira de rodas dele...por sorte que ele se divertiu e nada mais drástico aconteceu.

E por fim a quarta cidade que ela fala é Roma, e em Roma(minto em Atenas eu fui muito mais paquerada e recebi zilhões de rosas) eu nunca me senti tão paquerada e assustada ao mesmo tempo, os homens são muito bonitos coisa e tal, mas por favor, eles só não fizeram embrulhar e levar para casa. Teve um que seguiu eu fiquei com medo e disse que era casada e o cara de pau disse que não era ciumento. Em compensação só mesmo em Roma eu andei em um ônibus trilotado, cujo motorista era a cara do Brad Pitt, e eu fiquei tão embasbacada que quando cheguei na frente do Vaticano tive a pachorra de perguntar:
-Il Vaticano?
- ele falou meia hora em italiano e terminou dizendo tu sei bella (antes deve ter dito apesar de burra que qualquer retardado reconhece o Vaticano)

5 comentários:

Zany disse...

Jan, essas suas histórias hilárias bem que poderiam resultar num livro. Mãos a obra amada!!Bjs!!

Mary disse...

amiga tuas histórias de viagem são sempre maravilhosas, vc tem sempre algo engraçado em cada cidade.. bjos millllllll miga, ótimo domingo..

Lady Di disse...

Jan...voce é um barato , tambem sou muito fã de Crepusculo e li todos da Marian , adorei Melancia.Adoro seu blog, veja o meu cachoeiradalua@blogspot bjos Lady Di

Anônimo disse...

Ta vendo so dona Jan? Seu livro seria mais interessante do que o da Danusa! Coragem mulher! Escreve esse livro entre os intervalos dos livros que voce le, se é quetem intervalo nisso, hehehehe.
Beijos querida e boa semana,
Cam

Unknown disse...

Olá

O blog AMIGA DA MODA, quer sua participação no novo sorteio. Tenho certeza que vc gostará de participar. Visite o blog e confira. Aproveite para fazer sua inscrição.A Kinha está esperando por você...
http://amigadamoda.blogspot.com

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...