22 de agosto de 2006

Sobre violência

Conheci Sérgio quando tinha 18 anos, ele na época estava com 22 e nós faziamos juntos o curso preparatório para o Crisma (Confirmação), conovivemos por um ano e nos tornamos bons amigos, além da igreja tinahmos muito em comum. Ele me levou para a Sociedade de São Vicente de Paulo, movimento da igreja que cuida dos pobres fazendo visitas nos domicílios, ele já era vicentino desde os 12 anos de idade e eu passei a ser aos 19.

Conheço toda a família dele, fui a sua formatura no curso de Ciências Contábeis, ele na época já era gerente da Caixa Econômica Federal, lembro que viajou para a Europa, eu claro fui ao aeroporto, afinal de contas meu amigo estava realizando um sonho meu, e eu estava feliz por ele. Só não estive presente quando ele casou, pois ele foi casar no Rio Grande do Sul, onde encontrou o amor, e Luciana veio morar aqui em Recife, para juntos viverem este amor.

Como descrever Sérgio? Umas das melhores pessoas que Deus me deu o privilégio de conhecer, amigo, brincalhão, inteligente, um verdadeiro artista nas pinturas, um cristão na verdadeira concepção da palavra, vou descrever uma atitude dele: "Chovia muito aqui em Recife, o ano era 2000, ele estava em casa à noite, mas preocupado com uma assistida( é assim que chamamos as pessoas que ajudamos lá na igreja) que já tinha uma certa idade, e vivia sozinha em uma casa de madeira...o que ele fez? Saiu de casa na maior chuva, foi até o lugar onde a assistida morava, a água já estava pela cintura, ele entrou na casa dela, e tirou de cima da mesa". A maioria das pessoas ficaria no quentinho da sua casa pensando, ela se vira, mas não Sérgio.

Nós sempre nos encontravamos todos os domingos, ele mesmo depois de casado e morando em outro bairro, assistia a missa na minha paróquia e fazia parte da minah conferência vicentina, que é também a do pai e irmãos dele.

No dia 13 de abril de 2002, um domingo, ele foi para a reunião pela última vez. Neste mesmo dia, ele foi assassinado com um tiro na cabeça por uma rapaz de 20 anos, que estava acompanhado por dois menores, eles roubaram o relógio e a carteira dele, às 6 horas da tarde, na porta da igreja da Torre, em Recife, após ele ter assistido sua última missa. Sérgio tinha 34 anos, toda uma vida pela frente e foi mais uma das vítimas da violência que tomou conta do nosso país. Sérgio era meu amigo. Saudade...

Nenhum comentário:

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...