23 de maio de 2008

Religiosidade X Preconceito

Preconceito

Ontem à noite eu fui para a igreja, dia de Corpus Christi, missa maravilhosa, adoração emocionante, cheguei em casa às 22h30...cansada, mas super feliz. Como é bom louvar e adorar o Senhor! E vocês devem estar se perguntando e o que raios isto tem a ver com o título do post? Deixem de ser apressadinhos que já explico.

Quem me conhece, e segundo dizem as más línguas apesar de eu não parecer, sabe que eu sou muito católica...se é que isso existe...muito cristã, até porque independe de religiões. Sou uma pessoa super consciente de todos, eu disse todos, e são muitos, os defeitos da igreja católica, enquanto instituição feita e constituída por homens, entretanto nela eu me sinto bem, ela me proporciona momentos como os de ontem, em que eu chorei de pura emoção e felicidade, e ria, e cantava, e louvava...e simplemente me sentia feliz.

Agora vamos ao preconceito. Preconceitos existem no mundo todo e de todo tipo, posso até já ter sofrido vários tipos de preconceitos dos quais nem me dei conta, mas tem um que me deixa p... da vida, é o tal do preconceito porque eu sou cristã, ou tenho religião. As pessoas pseudo intelectuais acham que vc tem que ser agnóstica ou ateia (não todas as pessoas, claro) para poder ser uma pessoal cool, inteligente, bacana ou sei lá o que.

Putz! Eu me reservo o direito de discordar completamente... quando a pessoa não tem educação, nem cultura, opinião própria...enfim por motivos sociais muito sérios, diga-se de passagem, muitos são os "ópios do povo": religião, carnaval, novela, futebol...mas acho que não é por aí... não podemos nem devemos generalizar. As pessoas podem até me achar boba, ou sei lá o que, mas não por causa da minha crença, ser uma pessoa religiosa não me emburrece, nem me abestalha!

Tenho amigos de todos os tipos, amigos mesmo, irmãos camaradas, que são ateus, agnósticos, espíritas, evangélicos, do candomblé, judeus, infelizmente só não conheço pessoas que façam parte de religiões orientais. Respeito, e não julgo nenhum deles! O mínimo que eu exijo é que me respeitem também, e consequentemente às minhas opções!

E tenho dito. Desculpem o desabafo, mas é que ontem à noite, quando saí da igreja, já fui pensando em escrever sobre isso, e sobre meu amor, essa minha paixão por este Deus Maravilhoso e o fato que algumas pessoas me julgarem, ou me pré-julgarem por isso.

Nenhum comentário:

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...