Pratos ou Cravos? Eis a questão.


Ainda sobre a série, "Sim, eu amo a Grécia". A minha querida Zany perguntou sobre o costume grego de quebrar pratos, se é verdade, e porquê o fazem. Sim amiga eles quebram pratos, hoje em dia bem menos, virou mais uma coisa turística, e só quebram pratos de gesso, porque anteriormente os de porcelana acabavam cortando os dançarinos.

O ato de quebrar pratos é uma forma de expressar o seu contentamento com a dança, e agora eles fazem isso só que de uma forma mais suave, jogando cravos (as flores) nos dançarinos, e isso é muito legal. Estive em uma típica e pouco turística taverna grega, no bairro boêmio do Psiri, em Atenas, com dois amigos gregos Yorgos e Lefteris (foto 1). A música era ao vivo e lá para as tantas dois senhores (foto 2) se levantaram e deram um show, eu claro fiquei sentandinha assistindo, até porque depois duas mulheres lindas começaram a dançar também e eu não iria fazer o papel da gringa sem noção, né?! E aí depois de um tempo um garçon chegou e colocou um punhado de cravos nas mesas deles e eles começaram a jogar sobre os dançarinos...devo confessar que nesta hora quase levantei para dançar...

Mas, me recuperei do surto a tempo. E além do mais eu já tinha bebido muito vinho branco grego, quem forlá não deixe de provar, é uma delícia, principalmente o feito em Santorini.

Mas, quando estava em Paris fui a um restaurante grego no Quartier Latin, o "Les Argonautes" e ali sim, era uma quebradeira de pratos sem fim, garçons gregos super divertidos, e sim eu levantei e dancei com um deles, que por uma incrível coincidência se chamava Yorgos (foto3). Prometo que vou catar o vídeo e colocar aqui para vocês verem, tá bom?

Αχ Ελλάδα σ' αγαπώ...


Foto 1: com Yorgos, Lefteris e Cris.
Foto2: dois gregos típicos dançando.
Foto3: uma turista brasileira e um garçom grego danaçando em Paris (viva a globalização e a minha cara de pau).



Comentários

Delma disse…
oi Jan

Estou adorando saber as peculiaridades da Grécia. Vc entende grego? rs

Beijos
Roseane, disse…
Um dia ainda vamos para a Grécia. É o desejo do Flavio.
VocÊ assistiu o filme casamento grego?
Bjks
Nanda disse…
Grécia sempre me faz lembrar Mitologia, uma das minhas paixões. Sobre seu comentário na caverna, após a morte de Twiga, uma pastora alemã, a gente achou que não ia mais ter animais de estimação. Sofremos demais! Daí, em 97, apareceu 'Garfielda' - que deu origem a Família Felina - e bem depois, foi a vez de Roberta se apaixonar por Luke. Também tivemos passarinhos e, em alguns momentos, a casa mais parecia desenho de Tom e Jerry! Beijos.
Zany Vasconcelos disse…
Jan, obrigada pela atenção. É sempre bom saber um pouco mais sobre a cultura dos outros povos. Agora essa de jogar cravos no lugar dos pratos é uma boa idéia. Muito chique!! Bjs amada!!
Celia Rodrigues disse…
Muito gostosas a suas experiências de viagem! A Grécia e seus costumes parecem mais interessantes descritos por você.
Já te falei que seu blog está uma graça?
Bjo!
Vivi disse…
Escrever posts assim é uma forma de relembrar nossos dias lindas em nossas viagens...Tá com saudades da Grécia amiga?
Bjokas

Postagens mais visitadas deste blog

Está chegando...

Virtual ou Real?

Heróis literários ou Forever 17