26 de agosto de 2009

Pratos ou Cravos? Eis a questão.


Ainda sobre a série, "Sim, eu amo a Grécia". A minha querida Zany perguntou sobre o costume grego de quebrar pratos, se é verdade, e porquê o fazem. Sim amiga eles quebram pratos, hoje em dia bem menos, virou mais uma coisa turística, e só quebram pratos de gesso, porque anteriormente os de porcelana acabavam cortando os dançarinos.

O ato de quebrar pratos é uma forma de expressar o seu contentamento com a dança, e agora eles fazem isso só que de uma forma mais suave, jogando cravos (as flores) nos dançarinos, e isso é muito legal. Estive em uma típica e pouco turística taverna grega, no bairro boêmio do Psiri, em Atenas, com dois amigos gregos Yorgos e Lefteris (foto 1). A música era ao vivo e lá para as tantas dois senhores (foto 2) se levantaram e deram um show, eu claro fiquei sentandinha assistindo, até porque depois duas mulheres lindas começaram a dançar também e eu não iria fazer o papel da gringa sem noção, né?! E aí depois de um tempo um garçon chegou e colocou um punhado de cravos nas mesas deles e eles começaram a jogar sobre os dançarinos...devo confessar que nesta hora quase levantei para dançar...

Mas, me recuperei do surto a tempo. E além do mais eu já tinha bebido muito vinho branco grego, quem forlá não deixe de provar, é uma delícia, principalmente o feito em Santorini.

Mas, quando estava em Paris fui a um restaurante grego no Quartier Latin, o "Les Argonautes" e ali sim, era uma quebradeira de pratos sem fim, garçons gregos super divertidos, e sim eu levantei e dancei com um deles, que por uma incrível coincidência se chamava Yorgos (foto3). Prometo que vou catar o vídeo e colocar aqui para vocês verem, tá bom?

Αχ Ελλάδα σ' αγαπώ...


Foto 1: com Yorgos, Lefteris e Cris.
Foto2: dois gregos típicos dançando.
Foto3: uma turista brasileira e um garçom grego danaçando em Paris (viva a globalização e a minha cara de pau).



6 comentários:

Delma disse...

oi Jan

Estou adorando saber as peculiaridades da Grécia. Vc entende grego? rs

Beijos

Unknown disse...

Um dia ainda vamos para a Grécia. É o desejo do Flavio.
VocÊ assistiu o filme casamento grego?
Bjks

Nanda disse...

Grécia sempre me faz lembrar Mitologia, uma das minhas paixões. Sobre seu comentário na caverna, após a morte de Twiga, uma pastora alemã, a gente achou que não ia mais ter animais de estimação. Sofremos demais! Daí, em 97, apareceu 'Garfielda' - que deu origem a Família Felina - e bem depois, foi a vez de Roberta se apaixonar por Luke. Também tivemos passarinhos e, em alguns momentos, a casa mais parecia desenho de Tom e Jerry! Beijos.

Zany Vasconcelos disse...

Jan, obrigada pela atenção. É sempre bom saber um pouco mais sobre a cultura dos outros povos. Agora essa de jogar cravos no lugar dos pratos é uma boa idéia. Muito chique!! Bjs amada!!

Celia Rodrigues disse...

Muito gostosas a suas experiências de viagem! A Grécia e seus costumes parecem mais interessantes descritos por você.
Já te falei que seu blog está uma graça?
Bjo!

Vivi disse...

Escrever posts assim é uma forma de relembrar nossos dias lindas em nossas viagens...Tá com saudades da Grécia amiga?
Bjokas

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...