25 de janeiro de 2010

"Olinda, quero cantar a ti...


...está canção...teus coqueirais, o teu sol, o teu mar, faz vibrar meu coração, de amor, a sonhar e Olinda sem igual, salve o teu carnaval!" (refrão do Hino do Bloco Elefante de Olinda)


Não ainda não é carnaval oficialmente falando, estamos nas famosas prévias carnavalesca. Para quem não conhece o carnaval de Olinda e Recife farei uma breve explicação: as prévias são uma amostra do que será o carnaval, são os dito ensaios para os blocos acertarem as marchas (anos e anos ensainado e pelo visto eles não vão acertar nunca)e começam mais ou menos aí pelo dia de Ano Novo (oi?) e só param na sexta-feira de carnaval, quando prefeito entrega a chave da cidade (e cidade tem chave?) ao reio momo e a folia é oficialmente aberta com queima de fogos e o escambau!!! ... Ou seja temos carnaval acontecendo todo final de semana em vários pontos do Recife e principalmente de Olinda, mas são só as prévias, entenderam?!


Como vocês sabem está semana foi a festa do padroeiro da minha paróquia, e na quinta-feira pós missa qual foi a atração cultural? Uma orquestra de frevo,claro, dancei até não poder mais, e acho que a mistura desta farra no meio da semana, com noites de insônia e um rápido banho de chuva me deixaram com um pequeno resfriado.


Ontem eu estava melhor e aí fui com uma amiga de Brasília, que está aqui em Recife, a Juliana e a irmã dela Biatriz para Olinda. O trânsito já estava engarrafado antes mesmo de chegarmos à Olinda, descemos e fomos andando, para quem conhece basta dizer que subimos a ladeira da prefeitura e mal conseguimos chegar ao Mercado da Ribeira de tão lotado que estava... ou seja é carnaval aqui e já chegou com gosto de gás.


Chegámos às 5 horas da tarde e ficamos até às 8 da noite, depois fomos jantar e eu voltei para casa para tomar um remédio sabendo que tinha que vir trabalhar hoje, vou aproveitar e comprar vitamina C porque pretendo sobreviver ao carnaval em si... se não me acabar em alguma prévia até lá...


E devo salientar que não brinco mais o carnaval em si em Olinda desde 2000, não tenho mais idade para ser agarrada pro adolescentes...mas isso é assunto para um próximo post!


p.s. Vou comprar meu ingresso para o sho do A-HA hoje! Yupiiiiii!


Foto: Eu, no Alto da Sé, em Olinda e uma visão dos coqueirais, do sol e mar que o Hino do Elefante exalta.

2 comentários:

Unknown disse...

Carnaval é coisa séria...deve ser levado a sério mesmo, desde as prévias...nunca estive em Olinda no carnaval :(
Quem sabe um dia???
Amei essa foto, céu azul, o mar no fundo, e os cabelos ao vento...
bjks e boa semana!!!

Nanda disse...

Carnaval, gosto de ver na tv; de perto, só se for pra ter um piripaque...rs - Boa folia! E bom a-ha pra gente!

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...