8 de março de 2010

8 de março






"A pessoa não nasce mulher, mas antes torna-se mulher". - Simone de Beauvoir, O Segundo Sexo.


Não é fácil ser mulher, em especial em um país machista como o Brasil. Que tem uma mídia cruel, que nos bombardeia todos os dias com mulheres perfeitas, de plástico, mas perfeitas, com seus silicones, lipoaspirações, cabelos e maquiagens impecáveis. E nós simples mortais temos que alcançar este padrão de perfeição, afinal somos os não mulheres brasileiras...ah, pára com isso gente!

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mulheres com nível superior ganham, em média, 40% menos que os homens com a mesma escolaridade. Segundo o mesmo órgão, as mulheres totalizam 53% da população em idade ativa no País, mas são minoria na população economicamente ativa, e a maioria entre os desempregados, segundo o Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Em Recife a situação ainda piora, pois das mulheres que ocupam vagas formais de trabalho 54% recebem apenas um salário mínimo, já os homens apenas 38%, na mesma situação, recebem o salário mínimo.


Enfim, não vou ficar aqui falando em dados estatísticos, e não vou falar da violência doméstica, senão este post não terá mais fim. Estou aqui para dizer que sim, ainda há muito a ser conquistados pelas mulheres no mundo todo e aqui no nosso País em especial.


Ilustrei este post com mulheres conhecidas que admiro, até porque existem amigas, parentes e muitas outras mulheres que admiro, se fosse colocar fotos aqui acabaria sendo injusta. Estas que aqui estão são Simone de Beauvoir, Frida Kahlo e Camille Claudel, em comum com elas eu sei que tenho algo, a capacidade e a coragem de amar e de me entregar ao amor!

Beijos para tod@s, todos os dias são nossos e dos homens também, isto sim é igualdade!



3 comentários:

Lu Delistri disse...

Deixo aqui o meu agradecimento pelo post tão bem ilustrado!

A luta continua, eu daqui você daí, para que minha filha (e tantas outras mulheres to be) encontre um mundo mais justo e igualitário.

Um cheiro,
Lu

Anônimo disse...

Que lindo este post, adorei. E concordo que a mulher nao nasce mulher, torna-se.Beijos e o carinho da Ca

Cadinho RoCo disse...

Parabéns atrasado pelo Dia Internacional da Mulher.
Cadinho RoCo

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...