17 de março de 2011

A polêmica em torno do blog de Maria Bethânia

Ontem pela manhã o Brasil fervilhou de informações, algumas incompletas, sobre a aprovação pelo Ministério da Cultura, para que a prestigida cantora de MPB, Maria Bethânia, irmã do também cantor e compositor Caetano Veloso, produzisse um blog que custará a bagatela de R$ 1.356.858,00 , com o detalhe que este valor é R$ 440 mil mais baixo que o original pedido pela cantora.

Vamos às explicações da cantora, ela quer fazer um blog que será atualizado diariamente, com filmes dirigidos pelo cienasta Andrucha Waddington, com 365 pílulas diárais de pura poesia, baseado no espetáculo Bethânia e as Palavras.

Agora do Ministério de Cultura que é dirigido por Ana de Hollanda, irmã de Chico (suspiro) Buarque de Hollanda: "rejeitar um proponente pelo fato de ser famoso, ou não, configuraria óbvia e insustentável discriminação."

E a que conclusão chego eu, uma brasileira desconhecida e que trabalho como uma doida e nunca vi tanto dinheiro assim junto. Trabalho na área de Cultura do Estado de Pernambuco e acho sim que há discriminação, mas a corda sempre arrebenta apenas para o lado mais fraco. Enquanto os artistas de renome nacional recebem cachês de 100 mil reais para uma única apresentação durante o carnaval, os Caboclinhos, Maracatus, e alguns blocos oriundos em sua maioria de locais pobres e compostos por pessoas humildes recebem no máximo 8 mil reais, sendo muito bondosa, que é dividido para uma centena de pessoas.

No Brasil tudo continua como dantes, o rio só corre para o mar, e acho sim no mínimo um despropósito gastar tanto dinheiro com algo que é elitista, lembrando que a maior parte das pessoas não têm acesso a uma internet rápida e não têm como ver o filme diário ou nem vão tomar conhecimento do site. Estou desde ontem com a famosa vergonha alheia, pela Bethânia e pelo Ministério de Cultura.

2 comentários:

Adm. Maurício Feijó disse...

Jannine, parabéns pelas colocações!!

O povo brasileiro, principalmente em algumas regiões, falo isso por experiência própria, está perdendo a cultura. Estamos deixando de lado os costumes, a mídia está massacrando mente das pessoas. A nova geração está perdendo a origem.

É um absurdo para tudo isso só para criar e gerenciar um blog, coisa que qualquer um pode fazer, não desmerecendo Bethânia. Ela é ótima cantora,pera lá, existe maneiras mais baratas de difundir a cultura.

Blog: http://clubedeleitura-comentarios.blogspot.com/
Twitter: @FeijoMauricio
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001413710779

Visite meu blog para conhecer os comentários dos principais livros!! PARTICIPE!!!!

Vivien Morgato : disse...

Eu achei um equivoco, a ministra começou mal.;0(

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...