29 de outubro de 2011

Meu mundo caiu...

livros e dvds sobre Che, e o que arrasa com ele
Não, eu não vou cantar a música eternizada pela grande Maysa, vou falar de Che Guevara...e agora vocês devem estar se perguntando o que tem o PI a ver com as calças, calma seus apressadinhos que já chego lá. A questão é que a vida toda conheci apanas um lado da vida de Ernesto Che Guevara, o lado do gato argentino, médico e guerrilheiro, que sempre lutou pelos oprimidos, e virou mito, no mundo inteiro.
É bem verdade que depois fui sabendo que ele, digamos era dado a cometer assassinatos, mas era pela causa, mas depois percebi que ele realmente tinha um certo prazer em matar, mas mesmo assim o Che em mim ainda era mais forte.
Até que ganhei e li o livro "História Politicamente Incorreta da América Latina", livro este que qualquer latino americano deveria sim ler e descobri, que para além de um assassino que não poupava crianças, nem ninguém, ele era homofóbico (isso para mim é imperdoável) e também um péssimo administrador, foi um dos piores Ministros das Finanças de Cuba. Não vou nem comentar que ele mandou os dirigentes da fábrica de água negra embora...sim, água negra é coca-cola, que depois que perdeu o sabor foi apelidada pelos próprios cubanos de água suja.
Enfim, vou ter que concordar com o Francisco quando ele matar o Che Guevara, o porco  que ele cria e que em breve se tronará um presento pata negra!
Mas o livro não desmitifica apenas o figura do Che, seguem-se a ele os Incas, Maias e Astecas, o grande Libertador, Símon Bólivar, Salvador Allende, e Perón, é o outro lado da História da América Latina, para os historiadores em geral, ou para os amantes da História, como eu, é um excelente leitura, que devemos ler sem preconceitos, não dói.

Um comentário:

Yo disse...

Falei, não foi?
Embora não fosse tãããããão apaixonada pelo Che como vc, fiquei pasma.
Aliás, fui ficando ao longo de umas e outras cositas que fui sabendo. Mas depois desse livro... ui!

50 Coisas...

 ...que talvez vocês não saibam sobre mim: 1. Já andei de gôndola em Veneza  (2004)e de planador na Academia da Força Aérea (1992), em Piras...